O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (24/11) estar preocupado com o "vácuo" que ocorrerá entre o final do governo do norte-americano George W. Bush até a posse de seu sucessor, Barack Obama. Segundo o ministro Guido Mantega (Fazenda), Lula fez o desabafo durante a reunião ministerial realizada hoje em Brasília.
Mantega disse que Lula lembrou que serão "60 dias de vácuo no poder".
"O presidente disse que se preocupa com o vácuo de poder [no governo dos Estados Unidos]", disse Mantega após a reunião na Granja do Torto, em Brasília. "[Há um vácuo], uma transição nos Estados Unidos entre o que está [Bush] e o que foi eleito [Obama].
Serão 60 dias de vácuo do poder", afirmou o ministro.
Mantega elogiou a escolha de Timothy Geithner para comandar o Tesouro dos Estados Unidos. "Isso é positivo", disse o ministro. "Talvez a transição possa ajudar (...) Timothy Geithner está envolvido no processo do governo", afirmou ele. O desabafo do presidente ocorreu durante a reunião ministerial, que durou cerca de sete horas e meia.
Durante a reunião, os temas foram basicamente econômicos e giraram em torno das medidas tomadas pelo governo para combater os efeitos da crise financeira internacional e as perspectivas econômicas.
Mantega reiterou que serão mantidas as políticas dos programas sociais, do salário mínimo e também os projetos contidos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Fonte:Correio Braziliense-Folha News