quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Mundo:Lula troca com Uribe promessas de incremento no comércio bilateral e nos investimentos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comprometeu-se em público com o colega Álvaro Uribe a interceder pessoalmente junto a uma empresa brasileira que, em função da crise financeira internacional, suspendeu planos de investimento na Colômbia. “Meu compromisso é conversar com essa empresa”, disse Lula na entrevista que concedeu ao lado de Uribe, no Planalto, depois de uma reunião a dois e de outra ampliada com ministros de ambos os países. A visita de Estado do presidente colombiano selou a aproximação pessoal e política entre os dois governantes, ambos eleitos pela primeira vez em 2002.
Lula, que reafirmou a opção de “blindar” a América Latina contra a crise apostando no incremento do comércio e na integração econômica, observou que Brasil e Colômbia “sempre se colocaram mais de costas um para o outro, voltados para os Estados Unidos”.
E aproveitou para sugerir ao colega que as trocas bilaterais passem a ser realizadas com base nas moedas nacionais, sem recurso ao dólar.
Decisão semelhante foi adotada com a Argentina no ano passado e acertada na última semana com o Uruguai, durante visita do chanceler Gonzalo Fernández.
“O crescimento do agronegócio e da indústria no Centro-Oeste brasileiro, em especial do Tocantins, cria oportunidades extraordinárias para o comércio bilateral”, disse à reportagem uma fonte de Bogotá. Esse funcionário ressaltou que o capital brasileiro vem assumindo posição de liderança na Colômbia em setores como siderurgia e mineração de carvão, além da aviação comercial e dos derivados de petróleo. Na entrevista no Planalto, respondendo sobre a saída de uma empresa suíça que operava uma refinaria em parceria com a colombiana Ecopetrol, Uribe afirmou que “as portas estão abertas para a Petrobras”.
Fonte:Correio Braziliense