sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Wall Street termina em forte alta, à espera de plano para os bancos

A Bolsa de Nova York encerrou a semana em forte alta, apesar da publicação de números calamitosos sobre o emprego nos Estados Unidos, estimulada pela apresentação, em breve, de um novo plano de ajuda para os bancos: o Dow Jones subiu 2,70%, e o Nasdaq, 2,94%.
Apesar do anúncio do Departamento de Trabalho dos EUA da supressão de 598 mil empregos nos Estados Unidos em janeiro, as bolsas norte-americanas ficaram otimistas, acreditando que são fortes as chances de os dados acelerarem a aprovação pelo Senado do novo plano de recuperação econômica proposto pelo governo de Barack Obama, que vem sendo bloqueado pelos republicanos.
Os números devem acelerar também a aprovação do pacote de estímulo fiscal no Congresso dos EUA. É esperado o anúncio, na segunda-feira, de um plano de resgate para bancos, pelo secretário de Tesouro, Timothy Geithner.
"Nos Estados Unidos, todos os olhos estão postos na segunda-feira sobre o secretário do Tesouro, já que veremos detalhes do plano para ajudar o sistema bancário e desacelerar os problemas", disse Avery Shenfield, da CIBC World Markets.
Fonte:Correio Braziliense-France Press