terça-feira, 4 de setembro de 2007

Breaking News

Deu na Folha Online:

PSOL decide hoje sobre nova representação contra Renan
O PSOL deve discutir nesta terça-feira se entra ou não com nova representação no Conselho de Ética do Senado contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Renan já responde a três processos no órgão. Se o PSOL decidir pela nova representação, o peemedebista será alvo do quarto processo. O partido também pode decidir por tentar incluir as novas denúncias nas investigações do Conselho de Ética que apuram a ligação de Renan com a empresa Schincariol.O presidente do Senado agora é acusado de participar de um esquema de arrecadação de recursos em ministérios comandado pelo PMDB.


Deu na Agência Brasil:

Em visita oficial, Jobim responde críticas de representante da OAB sobre Haiti

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, respondeu ontem (3) as críticas do representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Aderson Bussinger, que classifica a força de paz no Haiti como "tropa de ocupação", além de ser omissa no trabalho humanitário. Bussinger integrou uma missão de movimentos sociais e sindicatos, que visitou o Haiti em junho deste ano e apresentou um relatório do assunto ao Conselho Federal da OAB nesta semana.
"Isso mostra absoluto desconhecimento da situação aqui. É um voluntarismo típico daquela necessidade de fazer oposição", disse o ministro Nelson Jobim, em uma entrevista na principal base da tropa brasileira no Haiti. Indagado sobre a crítica de que a ONU estaria encobrindo ações violentas e ilegais da Polícia Nacional do Haiti, Jobim também negou. "Não faz nenhum sentido, basta ver, basta circular. Seria bom que viesse ver."
Ontem (3), o ministro assistiu a palestras dos comandantes militares no Haiti e do embaixador brasileiro Paulo Cordeiro. Além disso, em comboio com os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, visitou os postos de ação dos capacetes-azuis em Cité Soleil, favela que era o principal reduto de grupos armados e que foi ocupada no início do ano.
Hoje (4), Nelson Jobim se reúne com ministros da Defesa sul-americanos, diplomatas e autoridades haitianas para discutir a situação política e social do país e a atuação da força de paz. A agenda oficial prevê uma entrevista coletiva com o presidente do Haiti, René Garcia Préval, que comanda o país desde fevereiro do ano passado, quando foi eleito.


Câmara dos Deputados pode votar ainda este ano proposta de imposto de renda ecológico

Brasília - Depois de passar pelas comissões de Meio-Ambiente e Finanças e Tributação, o Projeto de Lei 5974/2005, que institui o Imposto de Renda Ecológico, foi aprovado por unanimidade pela comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados. Agora ele será submetido à votação no plenário da Casa. Se não houver alterações no projeto original, que já tramitou no Senado Federal, esse é o último passo para que se transforme em lei. E a votação pode ocorrer ainda este ano.Para o relator da matéria na comissão de Finanças e Tributação, deputado Carlos William (PTC-MG), a votação não será difícil."É um projeto para o qual existem várias pessoas trabalhando em seu favor. Um projeto que realmente dará um grande incentivo [ao meio ambiente]. Então, acho que não vamos ter muitas dificuldades".O projeto prevê que pessoas físicas possam destinar 6% do Imposto de Renda devido a projetos ambientais. No caso de pessoas jurídicas, esse índice é de 4%. No caso de empresas, o valor é calculado sobre o lucro real.Alexandre Prado, gerente de economia da Organização Não-Governamental Conservação Internacional, espera que até o final do ano a iniciativa se transforme em lei. Ele participou da criação do projeto e acompanhou a tramitação dele nas comissões. "Não tentar politizar o projeto é difícil, afinal, é um âmbito político, legislativo. Mas é um projeto estritamente vinculado à questão ambiental".,afirmou.