sábado, 28 de março de 2009

Hora do Planeta


Um cenário diferente para quem passou pela Esplanada dos Ministério na noite deste sábado (28/3): com suas luzes apagadas, um dos principais pontos da capital do país marcou a participação de Brasília em um protesto mundial com o objetivo de alertar para os impactos das mudanças climáticas. Pela primeira vez, o Brasil juntou-se a 84 países na chamada Hora do Planeta, mobilização liderada pela organização não-governamental WWF. O vice-governador Paulo Octávio acionou no Museu Nacional um interruptor que deu início à sequência do desligamento das luzes da Esplanada.

No país, o apagar das luzes aconteceu entre 20h30 e 21h30 e 79 cidades aderiram à mobilização. No Rio de Janeiro, além do Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e o Aterro do Flamengo apagaram as luzes. São Paulo, Porto Alegre, Manaus, Juazeiro do Norte (CE), Ouro Preto (MG), Posse (GO) e Salgueiro (PE) são algumas das cidades que também se juntaram ao movimento contra o aquecimento global.
A expectativa era que 1 bilhão de pessoas em todo o mundo que participassem do ato simbólico. Monumentos como as Pirâmides do Egito, a Ópera de Sidney e a Torre Eiffel, em Paris, apagaram as luzes. Parte do letreiro da Times Square, em Nova York, e a Golden Gate, em San Francisco também foram desligados. A China participou do protesto pela primeira vez, assim como o Brasil.
Correio Braziliense