segunda-feira, 2 de março de 2009

Mundo:Líderes da UE rejeitam usar protecionismo para enfrentar crise


Os líderes dos países da União Europeia (UE), reunidos neste domingo em Bruxelas, concordaram que a adoção de medidas protecionistas não deve ser o caminho para enfrentar os efeitos da crise econômica sobre o bloco.
"Houve um consenso quanto à necessidade de evitar medidas protecionistas unilaterais", disse o português José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, o órgão executivo da UE.
Sarkozy
A reunião ocorreu depois de o presidente francês, Nicolas Sarkozy, ter lançado um pacote de três bilhões de euros para as montadoras do país, a fim de garantir que não haverá cortes de vagas de trabalho.
O pacote de Sarkozy gerou temores de que um movimento protecionista nos países-membros possa ameaçar a recuperação do bloco como um todo.
Sarkozy negou acusações de protecionismo, mas disse que, se os Estados Unidos estão agindo para defender suas indústrias, a Europa deveria ter o mesmo direito.
Comentando o impacto da crise, o primeiro-ministro húngaro, Ferenc Gyurcsany, advertiu que existe o risco de surgir uma nova "cortina de ferro" na Europa - uma referência à fronteira imaginária que dividia os países do bloco comunista dos países da Europa Ocidental durante os anos da Guerra Fria.
Fonte:Agência EFE