sábado, 24 de janeiro de 2009

Correio Braziliense:Crimes pela internet cresceram quase 240% em seis meses

Dos crimes praticados na internet, os associados à xenofobia (que incluem, entre outros, racismo e homofobia) foram os que mais cresceram entre usuários do site de relacionamento Orkut no segundo semestre de 2008.
Levantamento feito pela ONG SaferNet e divulgado nesta sexta-feira (23/01) constatou um aumento de 238,7% em infrações cometidas no site, em análise comparativa ao primeiro semestre do ano passado. Ainda segundo a ONG, os crimes que apresentaram maior crescimento foram os de racismo (167,2%), homofobia (131 4%) e pornografia infantil (62%). Os números foram obtidos por meio de denúncias de usuários do site à ONG.
"Só no Brasil, já foram proferidas 17 mil decisões judiciais relacionadas a crimes na internet. Mais do que o dobro de países como Finlândia, Itália, Dinamarca ou Suécia juntos, que devem totalizar 8 mil decisões.
"Alguém que ofende uma pessoa no Orkut, dependendo do teor da ofensa, pode pegar até dois anos de prisão", explicou Blum. "Por não saber que podem ser punidos, os internautas não se intimidam na internet, o que pode ser um grande erro.
Fonte:Agência Estado -Correio Braziliense