sábado, 13 de setembro de 2008

Estadão:Os Estados Unidos anunciaram ontem o congelamento dos bens de três autoridades venezuelanas

Os Estados Unidos anunciaram ontem o congelamento dos bens de três autoridades venezuelanas acusadas de dar dinheiro à guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e expulsaram do país o embaixador da Venezuela em Washington, Bernardo Alvarez Herrera, abalando ainda mais as relações com Caracas.
Os bens bloqueados pertencem ao ex-ministro do Interior e Justiça, Ramón Rodríguez Chacín, e aos chefes da agência de inteligência militar e da polícia secreta venezuelanos - respectivamente, Hugo Armando Carvajal e Henry de Jesús Rangel Silva. Segundo o Departamento do Tesouro dos EUA, os três são acusados de fornecer armas e drogas às Farc, grupo com o qual o governo venezuelano diz ter afinidade ideológica e considerado terrorista pelos EUA.
Já a decisão de expulsar o embaixador foi uma retaliação pelo fato de, na quinta-feira, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, ter dado ao embaixador americano em Caracas, Patrick Duddy, 72 horas para deixar o país. "Informamos o embaixador venezuelano que ele será expulso e deverá abandonar os EUA", disse o porta-voz do Departamento de Estado americano, Sean McCormack.Segundo Chávez, sua decisão foi tomada "em solidariedade" à Bolívia.
Um dia antes, o presidente boliviano, Evo Morales, havia declarado persona non grata o embaixador dos EUA em La Paz, Philip Goldberg, acusando-o de apoiar a oposição de seu país.
Fonte:Estadão
Assinante lê mais aqui