O eclipse total do Sol que escurecerá a China nesta sexta-feira, uma semana antes da abertura das Olimpíadas, é um fênomeno temido pelos chineses, mas não vai perturbar a grande festa esportiva, garantiram os astrólogos. Esse eclipse será visível por 1 bilhão de pessoas em seu percurso do "nordeste do Canadá (9h30 GMT/6h30 de Brasília), passando pelo noroeste da Groenlândia, oceano glacial Ártico, norte siberiano e o oeste da Mongólia", até ser concluído na China (11h20 GMT/8h20 de Brasília), de acordo com o site do IMCCE (Mecânica Espacial e Cálculo de Efemérides) de Paris."Os eclipses solares sempre foram associados a catástrofes ou à infelicidade. Não existe, porém, nenhuma base científica para esta crença", afirmou Peter So, eminente astrólogo chinês e especialista em Feng Shui em Hong Kong.
"Entretanto, parte dos acontecimentos pós-eclipse podem se explicar pelo impacto psicológico do fenômeno sobre as pessoas", ponderou.Mak Ling-ling, outro especialista de Hong Kong em astrologia chinesa, acredita que o eclipse possa trazer uma leve instabilidade política"A perspectiva do eclipse total uma semana antes do início dos Jogos não perturba os atletas chineses. "As equipes nacionais costumam me consultar para pedir conselhos na hora de escolher os atletas, mas ninguém veio me ver sobbre o eclipse", acrescentou Mak.
"Não chega a ser surpreendente. Alguns estão reticentes em investir no dia de um eclipse total", declarou o físico Cheng Kai-ming. De um modo geral, So prevê uma grande volatilidade dos mercados financeiros durante as Olimpíadas. Raymond Lo, mestre de Feng Shui, considerou que a data da abertura dos Jogos (8 de agosto) tem, segundo o calendário chinês, tendência a atrair desastres ligados à água, o que a eclipse poderia acentuar.
Tivemos a mesma combinação no dia 26 de dezembro de 2004, quando uma tsunami devastou o sudeste asiático".
Correio Braziliense-France Press