terça-feira, 22 de julho de 2008

William Waack:"Obama nada disse ainda que configure qualquer tipo de mudança à política externa americana"

O senador Barack Obama pôs o pé na estrada e está viajando pela metade do mundo: do Afeganistão à Alemanha, passando pelo Iraque, Reino Unido e França. Desde que se tornou o favorito nas eleições presidenciais americanas, é a primeira viagem "internacional" de Obama, especialmente diante dos temas envolvidos: as duas guerras nas quais estão metidos os americanos no Oriente Médio e o entendimento com seus principais parceiros ocidentais.
John McCain tem razão quando diz que seu adversário está empenhado apenas numa caravana eleitoral. E daí? Dá para se ter uma boa idéia do que o candidato sensação (Obama ) tem a dizer quanto às mudanças que pretende impor também à política externa americana. Não parece ser tanta mudança assim.
Desde a antiguidade (provavelmente desde muito antes) guerreia-se no Afeganistão.Mas ,o Afeganistão não pode ser tratado sem se considerar o vizinho Paquistão – que proporciona, involuntariamente ou não, as bases das quais operam os inimigos da Otan e dos americanos. E sobre o Paquistão Obama nada disse ainda que configure qualquer tipo de mudança.
Em compensação, a campanha de Obama está tentando controlar o espetáculo da caravana eleitoral na Europa.