terça-feira, 29 de julho de 2008

Negociadores dizem que Rodada Doha fracassou

Representantes dos países participantes disseram que as negociações comerciais na Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, terminaram em fracasso, segundo a edição online do The Wall Street Journal.
Uma reunião entre as sete potências comerciais, incluindo o Brasil, convocada com o objetivo de tentar salvar um acordo comercial global fracassou depois que China, Estados Unidos e Índia não chegaram a um acordo com relação às regras de importação agrícola.
De acordo com as fontes citadas pela Associated Press ,o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, comunicou aos participantes que não houve acordo.Eles comentaram que a falta de entendimento entre EUA, China e Índia com relação às salvaguardas às importações agrícolas acabou com o avanço nas negociações.
Fonte:Agência Estado-Correio Braziliense

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, declarou-se "extremamente desolado" pelo fracasso das negociações comerciais em Genebra.A negociação "estava por um fio", disse o chanceler brasileiro à Associated Press, "e o fio não agüentou."
Segundo Amorim, "para qualquer observador externo, alguém vindo de outro planeta, deve ser difícil entender"..
Fonte:Estadão

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk