domingo, 13 de julho de 2008

VEJA:O "Oriente Médio" pode pegar fogo mais uma vez?



Por Duda Teixeira:
Se demonstrações de força e ameaças verbais são indicativos de que uma luta é iminente, então o mundo pode esperar o Oriente Médio pegar fogo mais uma vez. Durante dois dias, na semana passada, o Irã testou mísseis de médio e longo alcance nas proximidades do Estreito de Ormuz, a rota pela qual passa 40% do comércio global de petróleo. Os testes incluíram uma nova versão do míssil balístico Shahab-3, que, garantem os iranianos, agora alcança 2.000 quilômetros.
O recado dos foguetes era curto e brutal: se as instalações nucleares do Irã forem bombardeadas, a retaliação será terrível.
O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, ameaçou queimar Tel Aviv e atacar interesses vitais dos Estados Unidos na região e ao redor do mundo. A salva de mísseis e bravatas foi uma resposta de Teerã a manobras militares realizadas por Israel no mês passado. Uma centena de aviões de combate, aviões-tanque e helicópteros de busca e resgate israelenses avançou mais de 1.300 quilômetros no Mediterrâneo, simulando um ataque aéreo de longo alcance. A distância percorrida pelos aviões foi a mesma existente entre Israel e as instalações nucleares de Esfahan, no Irã.
A leitura dessas manobras é a de que Israel efetuou o ensaio geral de seu plano para eliminar, de uma vez por todas, a ameaça nuclear iraniana.
Fonte:Veja
Assinante lê mais aqui