sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Pequim 2008:Show no estádio Ninho de Pássaro

Com um grande show no estádio Ninho de Pássaro, a China impressionou na abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, realizada nesta sexta-feira - o evento foi marcado por grande pirotecnia, além de diversos efeitos especiais.
Para alívio dos organizadores, o tempo estava bom e nenhum tipo de protesto relacionado às polêmicas posturas políticas do governo da China foi visto na festa, orçada em 160 milhões de reais. O público de 91 mil pessoas também não ousou chamar as atenções para si e não vaiou nenhuma delegação.
Pelo contrário: principais rivais no esporte, os Estados Unidos foram bastante aplaudidos, apesar das recentes declarações do presidente George W. Bush, que criticou a forma como a liberdade e os direitos humanos são tratados na China. Considerada uma província rebelde do país, Taiwan também foi muito ovacionada,assim como Coréia do Norte, Cuba, Rússia e Canadá (que tem uma grande comunidade chinesa). Obviamente, as palmas mais fortes foram para a delegação da China, cujo porta-bandeira foi o jogador de basquete Yao Ming. O clima só ficou um pouco mais tenso durante o desfile da delegação do Japão, rival histórico dos chineses.
Fonte:Correio Braziliense- Gazeta Press