segunda-feira, 12 de novembro de 2007

O Espanta Fantasma esnoba a Folha e Esculacha as Múmias do Jornalismo



A Folha de Domingo(11) fez uma reportagem sobre blogs,dado o declínio dos jornais, é interessante especular para onde estão migrando os leitores. Uma parte, certamente, está indo para os blogs. A pauta comete o erro do convencionalismo — uma das causas do mal-estar dos jornalões.A metáfora inicial o revela:
"A Guerra Fria desapareceu com o Muro de Berlim, mas, guardadas as proporções, há uma encenação dela na blogosfera do país. Na guerra retórica que se trava no espaço virtual, ninguém corre o risco de morrer de verdade. Nem de tédio."
Viram só? eles deram uma indireta para o meu blog,pelo menos ele reconhecem que meu blog não é um tédio,como o do anão do jornalismo Paulo Henrique Amorim, e daquele canalha demitido da Folha.
Sim,Os jornalões morrerão todos cheios de si, lançei minha praga,e quero ver eles afundarem como o titanic.
A Folha me procurou —— como vocês poderão ler, Paulo Henrique Amorim e Luis Nassib concederam entrevistas — mas, eu me recusei a falar,esnobei mesmo.
Ora,não vou dar "ibope" ,para um jornal que se tornou popularesco,não quero me transformar numa espécie de Caetano Veloso,um palpiteiro obsoleto.Não,quero dividir espaço no jornal popularesco,com um anão do jornalismo, e muito menos com um decadente sexagenário.Eles são decadentes.Exercemos profissões diferentes. As diferenças são muitas, infinitas.Em primeiro lugar, sou alfabetizado, escrevo bem. Muito bem. Mesmo quem me odeia não me nega essa qualidade, fruto de algum talento natural, vá lá, mas de esforço, sem o qual o primeiro perde qualquer virtude. Não é o caso desses anões do jornalismo.Amorim é incapaz de escrever uma oração subordinada.
Nassib vive roubando ,pautas e idéias dos colegas blogueiros,não tem criatividade,falta-lhe argumentos,o que se pode esperar de um canalha que apoiou o plano collor?Há uma segunda diferença importante.
Os dois anões , depois de terem integrado veículos de ponta do jornalismo — Amorim foi da Rede Globo, e Nassib, da Folha — agonizam em praça pública, experimentando, de forma indigna, a decadência profissional .
Os dois foram demitidos por serem incompetentes,dissimulados,canalhas (hora dessas, conto pra vocês o que Paulo Francis falava de Amorim, que chegou a ter a pretensão de ser seu chefe...) . Não é o meu caso. Sempre que deixei um emprego, pedi demissão. Ninguém grita na minha orelha: "Pede pra sair, Zero Um". Faço o meu próprio tempo.
Amorim e Nassib são hoje, na minha opinião, propagandistas do PT — o primeiro, de qualquer PT; o segundo, da ala, sei lá, "nacional-desenvolvimentista" (ou "social-desenvolvimentista).
O menor deles defende o governo sem reservas, seja lá qual for a causa; o anão velho pergunta antes o que pensa "a direita do Banco Central", os "cabeças de planilha", para então emitir suas opiniões. Amorim, de todo modo, é mais ousado no adesismo e faz a sua própria pauta. Se preciso, cria até a notícia. Nassib volta e meia, limita-se a dizer em seu blog quase clandestino o contrário do que digo aqui,acreditem o velho sexagenário usa o espaço de comentários do seu blog como um bate papo,onde mocréias carentes ,e velhos solitários,tratam-se com íntimos e conversam até assuntos domésticos.Que coisa mais brega.!!!
Os meus leitores — vocês —sabem muito bem que não sirvo de esbirro a projetos políticos de partidos ou pessoas.