O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho.
Por exemplo:sinto muito orgulho das palestras que fiz em Porto Alegre.
Os gaúchos possuem uma consciência cívica inacreditável.Lembro-me que logo no início da minha palestra,abriram com o Hino Nacional. Todos em pé, cantando. Em seguida, o Hino do Estado do Rio Grande do Sul. Fiquei curioso.Como seria o hino?
Começa a tocar e, para minha surpresa, todo mundo cantando a letra:
"Como a aurora precursora / farol da divindade, / foi o vinte de setembro / o precursor da liberdade".
Em seguida um casal, sentado do meu lado, prepara um chimarrão. Com garrafa de água quente e tudo. E oferece aos que estão em volta. Durante o evento, a cuia passa de mão em mão, até para mim eles oferecem. E eu fico pasmo.Todos colocando a boca na bomba, mesmo pessoas que não se conhecem.Aquilo cria um espírito de comunidade ao qual eu, paulista, não estou acostumado.
Desde que saí de Dois Córregos, nos anos setenta, não sei mais o que é "comunidade". Fiquei imaginando quem é que sabe cantar o hino de São Paulo.
Aliás, você sabia que São Paulo tem hino?
Pois é... Foi então que me deu um estalo,a minha grande frustração é ser paulista.De onde virá o grito de "basta" contra os escândalos, a corrupção e o deboche que tomaram conta do Brazil? De São Paulo é que não será.
Esse grito exige consciência cívica , algo que há muito não existe em São Paulo.
Os paulistas perderam a capacidade de mobilização. Não têm mais interesse por sair às ruas contra a corrupção. A oposição morreu. O "Chuchu"Alckmin apodreceu.O "nordeste" de São Paulo, que fica na Zona Leste, é mais lulista.São Paulo é um grande campo de refugiados, sem personalidade, sem cultura própria, sem "liga". Cada um por si e o todo que se dane.
Penso que o grito - se vier - só poderá partir das comunidades que ainda têm essa "liga". A mesma que eu vi em Porto Alegre. Algo me diz que mais uma vez os gaúchos é que levantarão a "bandeira". Que buscarão em suas raízes a indignação que não se encontra mais em São Paulo.O povo gaúcho tem tradição e história. Os gaúchos são guerreiros, formaram a sua própria República! Encabeçaram uma revolução que acabou com a Republica Velha do Café com Leite e introduziu o Estado Novo.
Em todos estados brasileiros existem gaúchos bem sucedidos. Além de colonizar e desenvolver todos os estados por onde passam,os gaúchos são passivos com os "machos" locais.
Sem mais,despeço-me
Hasta La vista