Do G1
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na manhã deste domingo (16) na sede do Diretório Nacional do PT, em Brasília, para votar na eleição presidencial do partido e desmentiu o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre a criação de um novo imposto para a saúde ou cortes em programas sociais.
O ministro da Fazenda revelou neste sábado (15), em entrevista ao Jornal Nacional, que o governo pretende retomar o diálogo com a oposição para aprovar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) visando à criação de um imposto permanente para abastecer o orçamento da saúde.
“Eu acho que seria um tributo com alíquota bem menor que essa de 0,38% [sobre as movimentações financeiras] da CPMF. Mesmo porque é um tributo que só vai para a saúde. De quanto, eu não sei. Vamos discutir com a sociedade e com o parlamento”, afirmou Mantega.
"Mantega vai ter que me convencer da necessidade disso", disse Lula, que negou a criação imediata de um imposto para a saúde para substituir a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). "Não tem nenhuma decisão", afirmou.