quarta-feira, 4 de junho de 2008

Ex-diretora da Anac acusou Dilma de favorecer comprador da Varig

Lembram-se de Denise Abreu, a ex-diretora da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)? Ela bota a boca no trombone e revela o que tem o indisfarçável cheiro de tramóia das grossas na venda da Varig. Personagens principais do enredo: Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil; Roberto Teixeira, compadre de Lula, e Erenice Guerra, braço direito de Dilma — aquela, sabem?, do dossiê.A reportagem do Estadão, de Mariana Barbosa e Ricardo Grinbaum, tem aquele jeitão de que já nasce histórica. Ela traz, antes de tudo, a exposição de um método.
Seguem alguns trechos:
A ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu diz que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e sua secretária-executiva, Erenice Guerra, pressionaram a Anac para aprovar a venda da empresa de cargas da Varig, a VarigLog, para o fundo de investimentos americano Matlin Patterson e três sócios brasileiros.
Assinante lê mais aqui

Leiam abaixo trecho do primeiro texto, que está com link aberto.
Ao texto:*Uma briga entre sócios da empresa de transporte aéreo de cargas VarigLog está trazendo à tona informações que circulavam apenas no submundo dos negócios, relacionadas à venda da Varig, em 2006 e 2007. O fundo de investimentos americano Matlin Patterson e os sócios brasileiros Marco Antônio Audi, Marcos Haftel e Luiz Gallo disputam na Justiça o comando da VarigLog. No bate-boca entre os sócios, surgiram histórias de tráfico de influência, abuso de poder pelo primeiro escalão do governo, acusações de suborno e a elaboração de um dossiê falso.
(...)
Para falar sobre esse tumultuado período da aviação brasileira, a reportagem procurou a ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu. Ela deixou o cargo em agosto de 2007, sob pesadas críticas e acusações durante a CPI do Apagão Aéreo. Chegou a ser responsabilizada pelo caos aéreo e pelo acidente da TAM. Também foi acusada de fazer lobby para a TAM.
Leia mais aqui