quarta-feira, 18 de junho de 2008

McCain avança entre eleitores independentes, diz pesquisa

O virtual candidato republicano à Casa Branca, John McCain, vem ganhando espaço sobre seu rival democrata, Barack Obama, entre eleitores independentes, informou pesquisa do "Washington Post" e da rede ABC divulgada ontem. O levantamento mostra empate técnico no grupo (44% para Obama e 43% para McCain), o que indica crescimento do republicano. A tendência pode se mostrar crucial, já que eleitores que se identificam como democratas são atualmente mais numerosos. Para superar essa desvantagem, McCain precisa de apoio maciço dos independentes.
Entre todos os eleitores, Obama está à frente de McCain por seis pontos -48% a 42%. A ABC afirma que a vantagem do democrata "é surpreendentemente pequena, considerando que a aprovação ao presidente George W. Bush está em baixa recorde [29%]".Além disso, há quatro anos o candidato democrata derrotado John Kerry tinha vantagem idêntica sobre Bush na disputa de então pela Casa Branca, diz o "Post".
A pesquisa mostra também que os independentes confiam mais no candidato republicano para lutar contra o terrorismo, mas estão divididos sobre quem seria o melhor líder e quem lidaria melhor com a guerra no Iraque. Para gerenciar a economia, preocupação número um dos eleitores, Obama fica à frente de McCain entre eleitores independentes.
Fonte:Folha Online
Assinante lê mais aqui