terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Correio Braziliense:Governo define ações para evitar novas catástrofes em Santa Catarina, diz Minc

O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) disse nesta segunda-feira (01/12) que o governo federal definiu uma série de ações para evitar que novas catástrofes atinjam Santa Catarina como ocorreu neste ano com as enchentes.
De acordo com o ministro, serão adotadas medidas de estruturação física e recomposição das áreas de risco.
"Além das obras principais, há naturalmente apoio, adaptação e infra-estrutura perdida, vão ter de estruturar a região de uma forma diferente com mais planejamento, zoneamento e recomposição vegetal com as áreas de risco", afirmou Minc, antes de cerimônia no Palácio do Planalto.
As metas para Santa Catarina estão incluídas no plano nacional elaborado pelo FBMC (Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas), conduzido pelo secretário-executivo do fórum,Luiz Pinguelli Rosa.
O governo federal pretende até 2017 reduzir o desmatamento entre 20% e 40%, o que, segundo o plano, evitará a emissão de cerca de 4 bilhões de toneladas de CO2. Outra determinação é zerar a perda de cobertura vegetal até 2015 --que representa a área desmatada igual à área plantada.
Também está no plano a meta de dobrar a área de floresta plantada até 2020, passando dos atuais 5 milhões de hectares para 10 milhões de hectares --sendo que 1/5 das árvores têm de ser ativas.De acordo com as metas definidas, deve ser evitada a emissão de 30 milhões de toneladas de CO2 até 2030. Para isso, será estimulada a troca de chuveiros elétricos por placas de aquecimento solar.
Outra meta, prevista no plano, é aumentar o consumo de etanol veicular em 10% ao ano, também visando a redução da emissão de CO2, segundo os especialistas.
Fonte:Correio Braziliense-FolhaNews