quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Mundo:Greenpeace promove a campanha "SarkObama" nas ruas de Paris

"Salvar o clima? 'Yes, you must!'": o Greenpeace revelou nesta quarta-feira (03/12) estar por trás de uma misteriosa operação "SarkObama" que espalhou cartazes pelas paredes e muros de Paris. Os cartazes mostram a imagem do presidente francês, Nicolas Sarkozy, aplicada num pôster de campanha utilizado pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama."Há uma semana, o Greenpeace colou cartazes em Paris aproveitando um pôster de campanha de Barack Obama, só que com o rosto de Nicolas Sarkozy, e com a frase 'Yes, We Can !'", indicou a organização ecologista em um comunicado.
No mesmo dia, o Greenpeace a convocou jornalistas para uma última operação na estação République do metrô parisiense, onde militantes recobriram painéis publicitários com novos cartazes com Nicolas Sarkozy e o slogan "Reduzir em 30% as emissões de gás do efeito estufa na Europa? 'Yes, you must!'"
Os cartazes traziam as seguintes perguntas: "Fazer as empresas que poluem pagar?", "Fazer cada família economizar 1.000 euros por ano?", "Produzir uma energia limpa e durável na Europa?". Abaixo, sempre com a frase "Yes we can!" (sim, nós podemos!) emprestada do presidente eleito dos EUA."Tudo isso é possível, desde que a Europa adote uma regulamentação ambiciosa. Mas o pacote clima/energia está longe da conta. E é por isso que o Greenpeace lançou esta operação "SarkObama": para dizer a Nicolas Sarkozy o que ele faria se estivesse à altura do desafio climático e da presidência da Europa", acrescentou o Greenpeace em seu comunicado.
France Press-Correio Braziliense