terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Globo.com:Lula pede que brasileiros continuem consumindo com responsabilidade

Presidente fez o pronunciamento de final de ano nesta segunda (22).
'Falta de controle' financeiro em países ricos provocou crise, disse.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva incentivou os brasileiros a continuarem consumindo responsavelmente apesar da crise. A declaração foi feita durante a mensagem de fim de ano exibida em rede nacional nesta segunda-feira (22). Segundo ele, a economia está sólida e o país sairá “mais forte” da turbulência internacional.

“Você, meu amigo e minha amiga, não tenha medo de consumir com responsabilidade. Se você está com dívidas, procure antes equilibrar seu orçamento. Mas, se tem um dinheirinho no bolso ou recebeu o décimo terceiro, e está querendo comprar uma geladeira, um fogão ou trocar de carro, não frustre seu sonho, com medo do futuro”, afirmou. "Porque se você não comprar, o comércio não vende. E se a loja não vender, não fará novas encomendas à fábrica. E aí a fábrica produzirá menos e, a médio prazo, o seu emprego poderá estar em risco."Um feliz natal para você e para sua família. Que 2009 seja um ano ainda melhor que 2008. Que seja um ano de saúde, de paz e de prosperidade.

De acordo com Lula, a crise foi provocada pela “falta de controle do sistema financeiro” nos países mais ricos. “A jogatina foi longe, mas, um dia, a conta chegou. Bancos quebraram, um grande número de empresas entrou em dificuldades e milhões de trabalhadores perderam suas casas ou seus empregos”, disse. O presidente também comentou os números da economia neste ano. Segundo Lula, a inflação de 2008, “mesmo com a explosão dos preços internacionais”, deve ficar dentro da meta.Lula disse também que, a partir do ano que vem, o país começa a explorar as reservas do pré-sal. “Com isso, o Brasil passará a ser um dos grandes produtores de petróleo do mundo”, afirmou.

Fonte:Globo.com