quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Eleições dos Estados Unidos:Disputa continua acirrada entre a perua Hillary e Obama

Briga pela vaga entre os democratas ainda está longe do fim; entre os republicanos, McCain vence mas não assegura a indicação do partido.
David Butter Do G1, em Nova York

A “superterça” da política americana em 2008 fez ao jus ao título no tamanho, como a maior seqüência de prévias num mesmo dia – e ficou aquém no poder de decisão de eleições anteriores. Ao fim de uma maratona de projeções, resultados e discursos que se arrastou pela madrugada de quarta-feira (6), os dois partidos terminaram a jornada sem um candidato para chamar de seu.
O partido republicano ficou no quase. O senador republicano pelo Arizona John McCain ganhou o suficiente para “desinflar” a ameaça do ex-governador de Massachusetts Mitt Romney e ficar bem mais perto da indicação, mas não o necessário para evitar que os conservadores de seu partido embarcassem na candidatura, agora revigorada, do ex-governador do Arkansas Mike Huckabee.
Na arena democrata, a senadora por Nova York Hillary Clinton terminou a noite como já estava: numa liderança contábil, ainda acossada pela maré que carrega adiante seu colega – e adversário – de Illinois, Barack Obama.