quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Roberto Jefferson :Entrevista de José Eduardo Cardozo à VEJA é "censurada" por secretário de Relações Internacionais do PT

O novo secretário-geral do PT, José Eduardo Cardozo, admitiu em entrevista à revista Veja que o mensalão existiu, ferindo egos em seu partido e desmentindo os desmentidos do PT. Muita gente não gostou, entre eles Valter Pomar, que em carta aberta aos militantes cobrou menos "ambigüidade" de Cardozo. Mas ambíguas mesmo são as tentativas do partido ao tentar negar a realidade, assim como ambíguas deverão ser as ações do PT contra o secretário que teve a coragem de dizer a verdade.

O colunista Clóvis Rossi, da Folha de S. Paulo, disse que "fosse o PT um partido sério, haveria uma de duas conseqüências para afirmações tão contundentes e cristalinas: ou o partido expulsa Cardozo porque disse a verdade, o que viola a ética que o partido adotou desde o primeiro escândalo, ou lhe dá razão e pede desculpas ao público não só pelas ilegalidades mas também pelas tentativas de encobri-las com ridículas teorias conspiratórias"(sic).

Mas não dá para pedir que Cardozo defenda o indefensável ou apenas mudar o nome da verdade para ambigüidade ,disse Roberto Jefferson.

Na quarta(20), Cardozo tentou desmentir suas declarações, dando o dito pelo não-dito, falando muito e dizendo pouco. De acordo com a confusa "nota de esclarecimento" publicada no site do PT, o secretário tenta justificar suas declarações afirmando que "a palavra 'mensalão' pode ter vários sentidos".


Se Valter Pomar queria o fim da ambigüidade de Cardozo, conseguiu exatamente o oposto: mais ambigüidade. Não dá para acreditar que o experiente e inteligente deputado não sabia o que significa o termo mensalão ,quando o usou na entrevista. Sabia, falou a verdade, mas enquadrado pelo partido perdeu a coragem. Realmente, o que petista fala não se escreve. Aliás, Cardoso faz agora o mesmo que Zé Dirceu tentou fazer com sua entrevista à Piauí - tentativas canhestras de desmentir o que disseram. Com a palavra, a revista Veja.