Acusados obtinham dinheiro na rede através de 'phishing', diz governo espanhol.Método consiste no envio de e-mails que buscam obter senhas bancárias.
A polícia espanhola deteve em Barcelona cinco brasileiros acusados de fraudes bancárias através da internet, informou nesta segunda-feira (10) o Ministério do Interior da Espanha.
O dinheiro obtido ilegalmente na rede, através de "phishing" - envio de e-mails ou mensagens que buscam obter senhas bancárias e números de cartão de crédito -, era enviado para diversas contas de banco no Brasil, abertas com documentação falsa.
Um membro da organização, residente no Brasil, ficava responsável por acessar as contas dos bancos on-line das vítimas e depois desviar o dinheiro.
O "phishing" consiste em enviar e-mails e sites falsos de empresas conhecidas para induzir as pessoas a revelar dados bancários e outras informações confidenciais.
Com esse método, criminosos buscam convencer o usuário a colocar seus dados de acesso no suposto site de seu banco, argumentando que precisam de confirmação de dados ou outras solicitações semelhantes.
Fonte:EFE e G1