sexta-feira, 9 de maio de 2008

Aliado de Dirceu vazou,mas não fez o Dossiê anti-FHC

Bem, vocês já sabem que a Polícia Federal e a sindicância interna da Casa Civil apontam o secretário de Controle Interno do órgão, José Aparecido Nunes Pires, de ter vazado o dossiê para André Fernandes, consultor concursado do Senado, lotado na segunda vice-presidência, cujo titular é Álvaro Dias. Pires, ligado a José Dirceu, nega. Fernandes confirma ter recebido o material.
Bem, vamos agora a alguns detalhes, na reportagem de hoje da Folha:

Quem é Aparecido?
Aparecido é militante histórico do PT. Foi levado para a Casa Civil por José Dirceu, o antecessor da ministra Dilma. Funcionário de carreira do Tribunal de Contas da União, assessorou vários deputados petistas em CPIs, incluindo Dirceu, cassado em 2005 no escândalo do mensalão. Aparecido chegou a disputar em 1994 uma vaga de deputado federal pelo PT de Goiás, mas não foi eleito.

Dilma vai punir o aliado de Dirceu?
A Folha apurou que Dilma busca um desfecho o menos desgastante possível.
A idéia é evitar tratar o episódio como crime -com isso, poderia aplicar apenas uma punição administrativa e afastar Aparecido. Se não for obrigado a responder na Justiça, avalia o Planalto, o servidor não teria motivos para detalhar a ordem dada pela secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, para a elaboração do dossiê.

O documento é uma montagem?
O material em poder da sindicância confirma a informação, publicada pela Folha em 4 de abril, de que o dossiê saiu pronto da Casa Civil. E contraria versão de Dilma, de que o documento publicado poderia ser uma montagem, a partir de informações da Casa Civil. A investigação também afasta a possibilidade de um espião ter invadido os computadores da pasta, como cogitou Dilma.

Foi Aparecido(aliado de Dirceu) quem fez o dossiê?
Aparecido não teve participação direta na confecção do dossiê. Em reunião convocada por Erenice em 8 de fevereiro, foi solicitado a ele, ao secretário Norberto Temóteo Queiroz (Administração), à chefe-de-gabinete de Erenice, Maria de La Soledad Castrillo, e a Gilton Saback Maltez, da Diretoria de Orçamento e Finanças, que cedessem dois funcionários para participar da força-tarefa incumbida de preparar o dossiê. O papel de Aparecido foi só escalar seus funcionários.
Para ler a íntegra, clique aqui