sexta-feira, 16 de maio de 2008

Os desafios do "novo" ministro do Meio Ambiente segundo alguns ambientalistas

Ambientalistas comemoraram com ressalvas a nomeação de Carlos Minc(Foto) para o Ministério do Meio Ambiente no lugar de Marina Silva. A visão geral é que Minc é uma pessoa qualificada para o cargo, mas que pouco poderá fazer se as determinações do Planalto forem contrárias à política ambiental.
"O que este governo quer é um carimbador", disse Marcelo Furtado, coordenador de campanhas do Greenpeace, em relação às licenças ambientais. Lula e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, criticavam Marina por uma suposta lentidão na concessão de licenças a obras de infra-estrutura.
Entre as ONGs, Minc tem imagem de "boa gente", mas que teve momentos de tensão com o movimento ambientalista devido à maneira como tratou os licenciamentos ambientais enquanto secretário estadual do Meio Ambiente do Rio.
Segundo Furtado, há três desafios diante de Minc: resgatar a imagem do ministério, discursar em alto nível em fóruns internacionais, como a Convenção do Clima das Nações Unidas -na qual Marina e sua política de redução de emissões de gás carbônico por desmatamento têm tido um papel de destaque-, e lidar com as solicitações de Lula e Dilma.
"Acho que essas expectativas de que ele vá acelerar os licenciamentos ambientais é ilusória", diz o consultor ambiental Fábio Feldman.
Fonte:Folha
Assinante lê mais aqui