quarta-feira, 14 de maio de 2008

Em 1969, novo ministro do Meio Ambiente fez assalto planejado por Dilma

Marina Silva, como se sabe, não se bicava muito com Dilma Rousseff, a ministra da Casa Civil. Agora, com a ida de Calos Minc para o Meio Ambiente, Dilma ganha um antigo aliado. E como!!! Eles foram companheiros de armas na organização terrorista VAR-Palmares. Na prática, ela era sua chefe. Minc — cujos codinomes eram “Jair”, “Orlando” e “José” — participou diretamente do famoso assalto ao “cofre do Adhemar”: na noite de 18 de julho de 1969, os terroristas invadiram a casa de Anna Gimel Benchimol Capriglione, amante do ex-governador Adhemar de Barros, e levaram um cofre com US$ 2.800.064, uma fortuna fabulosa.
Dilma era o cérebro da operação, junto com Carlos Franklin Paixão de Araújo. Não participou diretamente do assalto porque era considerada “muito importante” para correr tanto risco. Minc participara antes, no dia 31 de março de 1969, do assalto ao banco Andrade Arnaud, de onde foram levados 45 milhões de cruzeiros...

Quer dizer que o passado desses políticos só interessa quando é pra meter a mão no erário, quando é pra bater a carteira dos brasileiros, quando é pra pleitear indenização por causa da "luta contra a ditadura", é isso?


Quando se lembra que alguns ministros de estado estiveram envolvidos com ações terroristas, em que pessoas foram mortas, aí se trata, então, de coisa da direita reacionária?Dilma pode fazer proselitismo no Senado sobre o seu passado, omitindo as partes que lhe são desfavoráveis, recontando a história segundo o ponto de vista de um suposto heroísmo.Mas atribuir a Minc e a ela própria o que lhes cabe é falta de civilidade política?