sábado, 19 de janeiro de 2008

Josias:Bush está, hoje, mais preparado para enfrentar a tormenta?


George Bush veio a público na sexta-feira (18) para tratar de um tema que interessa ao mundo: o pacote de medidas destinadas a atenuar o risco de recessão da economia dos EUA. Esperava-se que ele fosse mais específico. Mas Bush limitou-se a um esboço?

Disse que o embrulho deve conter um lote de isenções tributárias equivalentes a 1% do PIB norte-americano. Coisa de US$ 145 bilhões. Pode chegar, segundo o secretário do Tesouro dos EUA, Henry Paulson, a US$ 150 bilhões.

As isenções beneficiariam empresas e pessoas físicas. O objetivo é injetar dinheiro na economia, estimulando o consumo. "Ao aprovar um pacote efetivo de crescimento, daremos uma injeção na veia, para manter um crescimento econômico fundamentalmente saudável", disse Bush. "Deixar que os americanos fiquem com mais de seu dinheiro deve fazer crescer os gastos com consumo."

As providências dependem da boa vontade do Congresso dos EUA. Documento elaborado pela Casa Branca já circula pelas mãos dos congressistas. Explica que o governo preferiu optar pela isenção tributária em vez de aumentar os gastos públicos.

O mundo olha com vivo interesse para a movimentação de Washington....
The End