terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Josias e Roberto Jefferson e Nunes "palpitam" sobre atuação de Jobim




Nelson Jobim assumiu o ministério da Defesa em 25 de julho de 2007. Chegou no melhor estilo “seus problemas acabaram.” Não conhecia em profundidade as mazelas do setor aéreo. Mas parecia ter o domínio absoluto das soluções.



Escolhido para substituir um inoperante Waldir Pires, Jobim cuidou de demarcar o terreno na primeira hora. "Aja ou saia”, eis o lema que ditou aos repórteres. “Faça ou vá embora.” Nas semanas seguintes, o novo ministro, munido de "carta branca" de Lula, fez e aconteceu. Agora, Jobim decidiu “desacontecer.”

O ministro deu meia-volta nas principais mudanças que anunciara nas operações de Congonhas e Cumbica, os dois aeroportos de maior movimento do país. Ao tomar posse, Jobim inaugurara na pasta da Defesa uma era singular , fundada no “eu”: “Tem que funcionar como orquestra.

E o maestro sou eu”,disse o ministro.

No ano passado, numa fase em que as chamas do Airbus da TAM ainda ardiam na memória dos brasileiros, Jobim anunciara fundas alterações na rotina de Congonhas. Dera de ombros para a chiadeira das empresas: “Não há dúvida de que terão problemas, mas não será o problema dos mortos que tivemos neste ano.”

Proibiram-se,o uso de Congonhas para conexões. Ali, só os vôos diretos, com percurso não superior a 1.000 quilômetros. Além de Jobim, Lula também dissera que, no limite, o aeroporto só operaria vôos regionais e diretos. Aviões fretados, os famosos charters, nem pensar.

Agora, num instante em que os 199 corpos de Congonhas começam a ser recobertos por camadas de esquecimento, voltam a pousar no coração de São Paulo, a partir de 16 de março, os aviões com escala. Retornam ao pátio também, aos sábados e domingos, os vôos fretados.
Em 2007, Jobim informara que seria aberta em Cumbica uma nova pista. Coisa “essencial” e “inadiável.” Agora, diz que a obra, por cara e inviável, foi às calendas. "A alternativa que vamos implementar é otimizar a capacidade do aeroporto, com a reconfiguração do pátio das aeronaves e do terminal. É uma questão de mexer no layout", alega.

Como solução definitiva para São Paulo, o ministro voltou a esgrimir o lero-lero do terceiro aeroporto. Algo que já havia sido prometido nas pegadas da tragédia da TAM. Onde? Ainda não as sabe. Quando? Só Deus sabe. Embora tenha se frustrado a primeira parte do lema de Jobim -"faça"-, o ministro não exibe, por ora, a menor disposição de dar consequüência à segunda parte -"ou vá embora".


Roberto Jefferson:


Após o acidente da TAM, Jobim jogou duro com as empresas aéreas - tachou-as de "duopólio" - e disse ser ponto "inamovível" aliviar Congonhas, tirando-lhe vôos, que seriam desviados para Viracopos e Guarulhos. Seis meses depois, ele revoga todas as restrições, ignorando o relatório da Defesa que dizia que Congonhas funcionava no limite e que iria à exaustão se nada fosse feito. A TAM e a Gol, que ostentam lucratividade das maiores do mundo, agradecem, pois o governo cedeu ao duopólio, deixando os passageiros ao Deus dará,disse Roberto Jefferson.


A.Nunes:
Em julho passado, ao assumir o Ministério da Defesa, o paisano Nelson Jobim vestiu sobre o terno uma farda imaginária e caprichou no papel de Marechal dos Ares. "Aja ou saia, faça ou vá embora", trovejou. Entenderam o espírito da coisa?: nas tropas federais engajadas na guerra do apagão, aéreo só tem lugar quem gosta de chumbo grosso.

Na segunda-feira, seis meses depois da bravata, o Exterminador do Apagão capitulou. Vergado pelas pressões das empresas aéreas, Jobim anunciou a ressurreição do pesadelo: Congonhas será reaberto em março aos vôos com conexões e escaladas. "Mas a segurança do aeroporto continua intocável", fantasiou.
Até o próximo desastre, crocitaram os corvos que, assustados com o descalabro em Congonhas, trataram de voar para longe de pistas assassinas. Essa esquadrilha dos exilados logo será engrossada pelas aves que hoje evoluem sobre Cumbica, também fulminado pela rendição de Jobim das Selvas. O aeroporto ganhará um novo terminal – mas só daqui a cinco anos. Até lá, terá de sobreviver sem a prometida terceira pista.
"A alternativa escolhida foi reconfigurar o pátio das aeronaves e o terminal", desconversou o guerreiro que esgotou a munição no discurso de posse. Faltou-lhe coragem para agir. Faltou-lhe disposição para fazer. Mas não lhe passa pela cabeça seguir a recomendação berrada no discurso de posse: vai ficar no cargo. Ser ministro no Brasil é bom demais.