segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Josias:De" visual novo"Dirceu depõe à Justiça sobre mensalão

Charge by Liberati


O ex-ministro José Dirceu foi "convidado"a comparecer à 2ª Vara Federal Criminal de São Paulo,na próxima quinta-feira (24). O ex-chefe da Casa Civil de Lula será inquirido, pela primeira vez, no processo referente ao escândalo do mensalão.

Dirceu é acusado de corrupção ativa e formação de quadrilha. Foi ao banco dos réus, junto com outros 39 acusados, há cinco meses, por decisão do STF. Deveria ser ouvido no próprio Supremo. Mas o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, optou por delegar à Justiça Federal a tarefa de inquirir os réus. Foi a forma que encontrou para dar mais celeridade ao processo.

Apontado pelo procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza como chefe da “quadrilha” do mensalão, Dirceu é, entre todos os personagens da ação penal que corre no STF, o mais ilustre.
Afora o aspecto técnico, o depoimento de Dirceu chamará a atenção por uma razão estética. Será a primeira aparição pública desde a cirurgia plástica a que ele se submeteu. Há dez dias, Dirceu passou cinco horas na mesa de cirurgia. Transplantaram-lhe 6.700 fios de cabelo da nuca para a região superior da cabeça. Logo, logo o país saberá se, além da cabeleira, Dirceu dispõe de novos argumentos de defesa.

Dirceu sempre negou envolvimento no mensalão. Não soou, por ora, convincente,disse Josias.