segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

O nordeste vive o drama da subeducação,diz o blogueiro Josias

Estudo realizado pela presidência da República atesta um flagelo brasileiro: um em cada cinco jovens de 18 a 29 anos abandonou os bancos escolares antes de concluir o ensino fundamental. A análise se refere a brasileiros que vivem nas cidades. Foi feita a partir de dados coletados pelo IBGE na última Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).
Feitas as contas, verifica-se o seguinte: dos 34 milhões jovens urbanos, 7,4 milhões tiveram de um a sete anos de estudo –tempo insuficiente para a conclusão do ensino fundamental. Há mais e pior: 813,2 mil jovens residentes em centros urbanos são analfabetos.
O drama da subeducacional é maior nos cinco Estados do Nordeste. Encontra-se em situação mais vexatória Alagoas. Ali, a evasão de estudantes do ensino fundamental alcança 46% dos jovens.
Os dados estão sendo divulgados nas pegadas de um outro levantamento, feito pela Justiça Eleitoral, a partir de informações disponíveis nos computadores do TSE.
Por esse levantamento, mais da metade (51,5%) dos 127,4 milhões de eleitores brasileiros, tem baixa escolaridade.Não lograram concluir o ensino fundamental. Outros 6,46% são analfabetos.
Levando-se em consideração o grande número de analfabetos ,o presidente Lula poderá ser reeleito em 2010,disse o blogueiro.