sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Tio Rex esculachou José Dirceu...

Vocês devem se lembrar. Já escrevi aqui mais de uma vez que o pior do petismo é o que chamo de rebaixamento das instituições – e, por conseqüência, da vida institucional brasileira. Precisamos todos nos perguntar o que está querendo o “consultor de empresas” José Dirceu ao dizer que caixa dois pagou sede do pt gaúcho.
É possível pensar que esteja mandando um recado em razão de algum interesse contrariado? É evidente. Hoje ele vive de buscar oportunidades para seus “clientes”.
É só um jeito elegante de escrever “lobby”. Lembrem-se, por exemplo, das disputas pelo controle da Brasil Telecom, de que o governo foi peça ativa: os petistas se metem em grandes jogadas,é evidente que as “confissões” de Dirceu turvam ainda mais a já bastante desmoralizada política brasileira. Observem a sem-cerimônia com que ele admite caixa dois. Vejam a tranqüilidade com que informa que Delúbio conseguia dinheiro com empresários. Reparem no tom quase aborrecido com que confessa que dinheiro ilegal pagou a sede do PT gaúcho. Não obstante, ele não acha que cometeu crime. Para voltar a uma frase célebre sua, está “convicto da inocência”. Tanto é assim, que acredita ter sido cassado injustamente e luta por uma anistia. Dirceu quer que todos passemos a considerar o crime uma coisa normal, um dado da política.
Quero chamar a atenção para um aspecto notável da entrevista de Dirceu: observem que, em três momentos, ele fala de fidelidade: 1) os petistas buscavam dinheiro com Delúbio e depois se fizeram de escandalizados; 2) o PT nacional apoiou o PT gaúcho no momento das denúncias; 3) o partido apoiou Heloísa Helena, embora, segundo o ex-deputado, ela realmente tenha votado contra a cassação de Luiz Estevão. Dirceu tem uma noção de fidelidade que lembra muito a máfia italiana: o partido oferece proteção aos seus, pouco importa o que façam, mas exige reciprocidade.
ATENÇÃO: COLLOR CAIU QUANDO SE DEMONSTROU QUE EMPRESÁRIOS DOAVAM DINHEIRO AO ESQUEMA PC EM TROCA DE COMPENSAÇÕES. Não há escapatória: Dirceu está dizendo que o mesmo esquema funcionou – funciona ainda? – no petismo. Até porque as “doações”, evidentemente, eram ilegais e devidamente sonegadas,disse tio Rex.