segunda-feira, 21 de abril de 2008

Oscar Niemeyer ,O Comunista de Folhetim


Seguem trechos de uma entrevista que Oscar Niemeyer deu sei lá onde:
No aniversário da cidade que ajudou a construir, o comunista-arquiteto falou sobre JK,e a fama de comunista mais antigo do Brasil.

Brasília faz 48 anos e daí?
Niemeyer-Brasília é uma cidade que está cumprindo o seu destino. Juscelino pensava Brasília como ponto de apoio para o desenvolvimento do interior do Brasil – e isso ele conseguiu. Brasília foi uma aventura, aventura difícil. E acho que Brasília começou na Pampulha. Juscelino tinha o mesmo problema para resolver e Brasília, como a Pampulha, foi feita às pressas. O mesmo problema de dinheiro, de preocupação com prazos. Me lembro a primeira vez que fui a Brasília, com Juscelino no gabinete dele, com os ministros. Me lembro que pareceu tão longe... Sem acessos, sem meios de comunicação, sem nada. Engraçado que eu estava ao lado do general (Henrique) Lott (ministro da Guerra). Ele disse para mim: 'Então, Niemeyer, o sr. quando fizer os prédios do Exército, vão ser prédios clássicos, né?'. E eu respondi: 'Se o sr. fizer uma guerra, vai ser antiga ou moderna?'. Ele riu muito, era muito simpático

O Planalto Central espantou o senhor?
Niemeyer-Eu fiquei surpreso com o lugar, achando difícil, aquele fim de mundo. Brasília surgiu do entusiasmo de JK. Brasília foi feita com o apoio de JK. E foi feita às pressas, com os inconvenientes que a pressa provoca. Mas foi feita. Juscelino tinha o apoio do Israel Pinheiro (que presidiu a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil e depois foi o primeiro prefeito da nova capital), foi fantástico, era um sujeito correto, muito honesto, dinâmico. Seis horas da manhã e ele já estava correndo a obra. E tudo foi feito com muito empenho, naquela poeirada danada. Me lembro que trabalhávamos num barracão, e que o teto era de zinco. No inverno era muito frio e nós usávamos uns capotes da marinheiro. Lembro da barulhada do granizo batendo no zinco. Mas foi no meio daquela poeirada que foi feita Brasília. A gente sentia que muitas coisas estavam mudando, o barulho das máquinas correndo, cavando a terra, aquele sertão abandonado que virou Brasília.

Alegra-o ver a cidade crescer?
Niemeyer-Lógico, mas vejo isso com preocupação. Tem gente demais, construíram demais, espaços vazios foram ocupados. Mas isso acontece em qualquer cidade.

Qual é sua meta como o mais antigo arquiteto- comunista do Brasil?
Niemeyer-É lutar contra quem interfere na América Latina e ameaça a gente, como o (George W.) Bush (presidente dos Estados Unidos), espalhando a miséria pelo mundo. Eu não posso pensar na arquitetura sem pensar na vida, na luta política(SIC).
Fonte:Correio Braziliense
Repito:Niemeyer chegou aos 100 anos, mas ainda não se livrou da compulsão à mentira que acomete todo comunista.Vive, e bem, do capitalismo cobrando 5 milhões por um projeto mas louva o regime comunista dos outros, é claro.