segunda-feira, 7 de abril de 2008

Deu no Estadão:"Dilma Roussef quer que PF investigue apenas o vazamento dos dados com os gastos do ex presidente FHC"...

Por Rui Nogueira e Cida Fontes, no Estadão:
Quinze dias depois de prometer investigar a confecção de um dossiê e o vazamento dos dados coletados em um arquivo da Casa Civil com os gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e da ex-primeira dama Ruth Cardoso, o governo continua sem convocar a Polícia Federal para investigar o caso.A convocação da PF foi discutida no fim de semana em conversas do ministro da Justiça, Tarso Genro, com assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A ministra Dilma Rousseff quer que a PF, se for inevitável convocá-la, investigue apenas "o vazamento" - sem tratar da elaboração do material.(...)
O ministrou já admitiu publicamente que os federais poderão entrar na investigação caso a instituição seja "provocada". Especialistas avaliam que a Polícia Federal não precisa ser oficialmente acionada para abrir inquérito.

A tendência é que os agentes federais entrem nas investigações, mas o comando da corporação não quer que o Planalto defina o campo de ação, o que daria ao trabalho a marca de uma "missão chapa-branca".Uma fonte da PF avaliou para o Estado que é "inevitável" uma investigação ampla. Segundo ele, é crime coletar dados sigilosos e é crime vazar esse tipo de informação.
Fonte:Estadão
Assinante lê mais aqui