quinta-feira, 10 de abril de 2008

Reitor da UnB anuncia afastamento do cargo

Do CorreioWeb Raphael Veleda:
O reitor da Universidade de Brasília (UnB), Timothy Mulholland, anunciou nesta quinta-feira seu afastamento do cargo durante 60 dias. O pedido foi lido pela professora e ex-decana da universidade Doris de Farias, durante assembléia da Associação dos Docentes da Unb (Adunb), realizada no Teatro Nobre do Instituto Central de Ciências (ICC). O vice-reitor da UnB, Edgar Mamiya, assumirá o cargo temporariamente.
Em comunicado à comunidade acadêmica, Timothy disse que tomou a iniciativa “com o objetivo de assegurar os princípios constitucionais da eficiência, publicidade, moralidade, impessoalidade, legalidade e transparência na apuração dos fatos” imputados contra ele.
Mulholland foi denunciado pelo Ministério Público do Distrito Federal pelo uso de R$ 470 mil de verbas da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) para mobiliar o apartamento funcional da UnB onde morava.
Desde a última quinta-feira, estudantes ocupam o prédio da Reitoria da UnB e exigem que Mulholand renuncie ao cargo. Ao serem informados sobre o afastamento, os universitários comemoraram.No entanto, os estudantes disseram que o afastamento não é suficiente para a desocupação. Mas, em seguida, reclamaram da permanência do vice-reitor.Se sair o reitor e não saírem os decanos e o vice-reitor, não adianta”, questionou o diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Fábio Felix. Os universitários prometem continuar a ocupação até a próxima assembléia geral.
Danilo Silvestre, coordenador de comunicação do DCE. Para amanhã os estudantes prometem paralisar as aulas para fazer pressão na reunião do Conselho Universitário (Consuni). Os estudantes querem a renúncia do vice-reitor e tentar garantir outros pontos da pauta de ocupação. Entre eles, o leilão dos bens comprados para decorar o apartamento funcional onde morava Mulholand. O valor arrecadado seria utilizado na reforma da casa do estudante. “A primeira vitória nos conseguimos, mas a mobilização continua até alcançarmos toda os nossos objetivos”, garantiu Silvestre.
Fonte:Correio Braziliense

Jabor:Estudantes que ocupam a UnB têm toda a razão em exigir a saída do reitor.
Clique aqui:arnaldojabor